A participação do Laboratório Nacional de Metrologia (LNM) do Instituto Português da Qualidade (IPQ) em projetos de I&D da EURAMET tem vindo a aumentar nos últimos anos, nos vários programas de investigação e desenvolvimento financiados pela União Europeia e implementados pela EURAMET. Ao programa inicial iMERA (Implementing Metrology in the European Research Area), seguiu-se o EMRP (European Metrology Research Programme) primeiro e o EMPIR (European Metrology Programme for Innovation and Research) depois.

Atualmente está em curso, para o período 2021-2017, o programa EPM (European Partnership on Metrology), no âmbito de Horizonte Europa. Os primeiros programas de investigação foram essenciais para estruturar a comunidade metrológica e permitir que os Institutos Nacionais de Metrologia (INM) e os Institutos Designados (ID) pudessem entrar em novos domínios metrológicos que não teria sido possível sem o cofinanciamento europeu da União Europeia.

Se o programa EMRP (2007-2013) trouxe um consenso sobre a Agenda Estratégica Europeia em Metrologia a implementar e desenvolveu um entendimento comum sobre os princípios de gestão de projeto europeus, o programa EMPIR (2014-2020) que lhe deu continuidade, trouxe uma abrangência e um alcance muito maiores à comunidade metrológica, ao permitir a inclusão de partes interessadas exteriores aos INM e ID nos projetos de investigação, fossem da indústria ou da academia, a capacitação aos países europeus com menor participação nos programas europeus FP7 e H2020.  O programa atual em curso EPM consolida e acrescenta aos programas antecedentes, dando uma ênfase particular à regulação, estratégia política, normalização, e ligação a outras parcerias europeias e outras comunidades europeias e internacionais através das redes metrológicas europeias.

Em particular, a EURAMET reconhece que na próxima década continuará a ser de grande importância diminuir a disparidade existente entre os países europeus que ainda é significativa. Os programas de I&D têm sido fundamentais para esse fim, e muitos países não teriam entrado em domínios metrológicos como entraram, através da participação nesses programas, e esse esforço deverá ter continuidade.

É o caso de Portugal e do IPQ, enquanto Instituição Nacional de Metrologia, onde pese embora os programas europeus de I&D referidos não se destinem, no essencial, ao financiamento de equipamentos, a simples participação nesses projetos tem induzido à aquisição de diversos equipamentos para permitir entrar em novas áreas de atuação e ou melhorar a qualidade da participação em domínios metrológicos onde já exercia atividade.

Em 2023 foram realizados investimentos em equipamentos laboratoriais, no valor total de 558 687, 93€, nomeadamente, Microscópio; Dispositivos de fotometria LED; Espetrofotómetro FTIR com microscópio incorporado; Balança para calibração de micropipetas multicanal; Amplificador para prestação de serviços de calibração nos domínios da tensão e corrente em regime contínuo; Amplificador de transcondutância para a prestação de serviços de calibração nos domínios da tensão e corrente em regime alternado; Termómetro de resistência de platina padrão e ponte de resistências primária de alta exatidão e de referência na comunidade científica internacional; Banho Termorregulado com capacidade de atingir os -80 °C; Balança de alta precisão para o sistema primário de medição de massa volúmica de líquidos.

Os novos equipamentos foram adquiridos no âmbito das atividades associadas quer aos projetos em curso, quer às funções do IPQ enquanto Instituição Nacional de Metrologia, dotando os laboratórios de meios que lhes permitem dar continuidade, não só às atividades presentes e correntes, mas também a projetos futuros.

Leia o artigo completo na próxima Espaço Q e conheça em detalhe os investimentos realizados.