No contexto da celebração da Semana Mundial da Qualidade – “5 dias,11 Testemunhos” – o Instituto Português da Qualidade (IPQ) tem o privilégio de  apresentar o sexto testemunho de Luís Miguel Ribeiro, Presidente do Conselho de Administração da Associação Empresarial de Portugal.

Enquanto representante de uma associação empresarial de âmbito nacional, preocupam-me todos os temas que se revestem de especial importância para a competitividade das empresas. E a Qualidade é, seguramente, um dos mais relevantes, ficando para sempre associada à evolução dos padrões de exigência das empresas portuguesas, quanto aos seus produtos e processos.  

Fruto dessa preocupação, a AEP encabeçou, em 1996, juntamente com o IPQ e com a AIP – Associação Industrial Portuguesa, a criação de uma entidade certificadora, a APCER – Associação Portuguesa de Certificação. Foi um processo inovador, que acabou por envolver muitas outras associações, setoriais e regionais, contando hoje com 24 entidades associadas.   

A introdução dos Sistemas de Gestão nas organizações é unanimemente considerado como um dos passos fundamentais no desenvolvimento das empresas nacionais, começando em muitos casos por ser “exigido” pelos clientes, principalmente internacionais, mas que com o tempo se foi consolidando, passando a fazer parte do “léxico” diário das empresas e organizações, não apenas quanto à Qualidade (9001), mas também quanto ao Ambiente (14001), à Segurança e Saúde no Trabalho (45001), para referir apenas os principais.  

Atualmente, há já muitos setores onde possuir um Sistema de Gestão da Qualidade pode ser considerado como um requisito mínimo para se poder estar no mercado de forma competitiva, o que mostra que os princípios da Qualidade são, efetivamente, uma mais-valia para as empresas, permitindo ganhos concretos de eficiência e, consequentemente, de produtividade, contribuindo positivamente para o desempenho das empresas e, assim, para a competitividade da economia portuguesa.  

Numa altura em se anunciam novas exigências às empresas, de transparência e de reporte, as empresas que mantenham práticas efetivas de Gestão da Qualidade estão seguramente melhor posicionadas para enfrentar novos desafios e estarem na linha da frente no que respeita à sua posição competitiva.  

Junte-se a nós nesta Semana Mundial da Qualidade. Fique atento aos próximos testemunhos e partilhe connosco o seu compromisso com a Qualidade.