No contexto da celebração da Semana Mundial da Qualidade – “5 dias,11 Testemunhos” – o Instituto Português da Qualidade (IPQ) tem o privilégio de apresentar o quinto testemunho de Marisa Lameiras da Silva, Diretora-Geral de Política do Mar.
“
A qualidade é, hoje, um conceito universalmente reconhecido e indispensável em todas as organizações públicas e privadas. Alicerçada num conjunto de boas práticas de gestão, é responsabilidade de todos e resulta do empenho de toda a organização. Neste processo, acredito que a liderança exerce igualmente um papel crucial para aumentar a eficiência e eficácia do serviço público que prestamos.
No exercício de funções públicas temos o dever de fomentar a confiança dos cidadãos nas organizações, através da implementação de processos transparentes e de accountability, decisivos para instituições mais fortes, inclusivas, responsáveis e participativas, como preconizado no ODS 16 – paz, justiça e instituições eficazes, da Agenda das Nações Unidas 2030.
Em alinhamento com a temática escolhida pelo Chartered Quality Institute para assinalar o Dia Mundial da Qualidade 2023 – “Qualidade: Concretizar o seu Potencial Competitivo” – destaco o empenho diário da Direção-Geral de Política do Mar em concretizar todo o potencial competitivo e de inovação do Mar, sempre numa perspetiva de governança e gestão estratégica, com foco nas prioridades para o setor e para o país, que maximize a obtenção de resultados.
São hoje, muitos, os desafios, mas também as oportunidades para a Política do Mar em Portugal. Desafios que exigem sinergias, cooperação e decisões estratégicas que promovam todo o potencial da nossa economia azul sustentável.
O conhecimento científico do Oceano, a proteção da biodiversidade marinha e a utilização sustentável dos recursos marinhos são elementos fundamentais para a definição de uma estratégia que promova um crescimento económico que beneficie tanto as pessoas como o nosso planeta. O Oceano é a maior e mais abundante fonte de energia renovável e num mundo cada vez mais conectado e dependente da tecnologia digital, o Oceano é também uma autoestrada de dados que ganha a cada dia maior relevo, exigindo uma gestão sustentável e a salvaguarda do ambiente marinho.
Na Direção-Geral de Política do Mar queremos ser reconhecidos pela qualidade do serviço público que prestamos, pela integridade do nosso trabalho e por uma governação de excelência que permita otimizar parcerias que promovam um Oceano saudável; contribuam para estimular o desenvolvimento azul sustentável, o bem-estar dos cidadãos e projetar Portugal como líder internacional na governação do Oceano.
A qualidade desempenha um papel crucial na produtividade e competitividade das organizações, permitindo a partilha de boas práticas e metodologias de trabalho. Por isso, na Direção-Geral de Política do Mar promovemos a cooperação e colaboração entre os diferentes stakeholders do setor do Mar, afirmando a vocação oceânica do nosso país.
Focada no presente, e de olhos postos no futuro, acredito que temos o dever de garantir a sustentabilidade dos recursos naturais e dos ecossistemas marinhos, minimizando os impactos negativos e maximizando os benefícios para todos, com vista a alcançar as metas do ODS 14: conservar e usar de forma ambientalmente adequada os oceanos e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.
É a partir desta visão estratégica que a diversificação da economia azul tem de ser promovida, estimulando um crescimento sustentável de diversos setores como a pesca sustentável, a aquicultura, a bioeconomia azul, o turismo costeiro e náutico, as energias renováveis offshore e tecnologias oceânicas, entre outros. Portugal é um país com uma grande dimensão atlântica e todo esse potencial deve ser aproveitado de forma sustentável.
Temos esse dever e a Direção-Geral de Política do Mar assume este compromisso fundamental de integrar e alinhar prioridades, servindo com integridade e excelência.
“
Junte-se a nós nesta Semana Mundial da Qualidade. Fique atento aos próximos testemunhos e partilhe connosco o seu compromisso com a Qualidade.