O Instituto Português da Qualidade, no âmbito da celebração da Semana Mundial da Qualidade, prossegue com a divulgação de uma série de 11 testemunhos de convidados. O quarto testemunho é apresentado por Luís Mira Amaral. Com uma carreira notável como Engenheiro, Economista e sua atuação como Ministro da Indústria e Energia nos anos de 1987 a 1995, Luís Mira Amaral traz sua perspectiva única sobre a Qualidade e seu valor intrínseco.
“
Como Ministro da Indústria e Energia entre 1987 e 1995 assisti à nossa entrada na então Comunidade Económica Europeia (CEE), atual União Europeia, e tive uma grande preocupação com o desenvolvimento do Sistema Português da Qualidade, apoiando o IPQ como organismo gestor e coordenador desse Sistema e pondo o PEDIP-Programa Específico de Desenvolvimento da Indústria Portuguesa a financiar as Infraestruturas e as empresas nos investimentos nesta área.
A ausência de preocupações sobre a Qualidade teria constituído uma séria barreira à entrada das empresas portuguesas nos mercados da então CEE e na altura inclui a Qualidade nos chamados fatores dinâmicos da Competitividade, fatores não preço e de ordem qualitativa essenciais para se competir em mercados desenvolvidos.
O desenvolvimento do Sistema Português da Qualidade sob o impulso do IPQ tem sido notável nestes quarenta anos quer em termos de empresas e produtos certificados quer em termos de instituições e infraestruturas aderentes e a Qualidade é hoje em dia um atributo valioso e intrínseco à competitividade que as nossas empresas exportadoras demonstram nos mercados externos.
“
Junte-se a nós nesta Semana Mundial da Qualidade. Fique atento aos próximos testemunhos e partilhe connosco o seu compromisso com a Qualidade.