Nesta Semana Mundial da Qualidade e no contexto do tema que exploramos, “5 dias, 5 Iniciativas”, o Instituto Português da Qualidade tem o prazer de apresentar a segunda iniciativa da semana: a Academia Q.

Academia Q

O IPQ tem como missão a coordenação do Sistema Português da Qualidade (SPQ) e de outros sistemas de qualificação regulamentar que lhe forem conferidos por lei, a promoção e a coordenação de atividades que visem contribuir para demonstrar a credibilidade da ação dos agentes económicos, bem como o desenvolvimento das atividades inerentes às suas funções de Instituição Nacional de Metrologia e de Organismo Nacional de Normalização.

Tendo como visão afirmar o SPQ como suporte ao desenvolvimento da Qualidade em todos os setores de atividade, em Portugal, contribuindo para o incremento da produtividade e da competitividade nacionais, para a melhoria da Qualidade de Vida dos/as cidadãos/ãs e para uma cultura da Qualidade, tem como uma das suas atribuições proceder à conceção de ações de formação no domínio da qualidade e dos conceitos que lhe estão associados, desenvolvendo as ações necessárias à sua realização.

O IPQ integra a rede de entidades formadoras do Sistema Nacional de Qualificações e, porque consideramos que a Qualidade é um objetivo coletivo, que implica conhecimento e trabalho com todos os que podem intervir para o seu desenvolvimento, pretendemos intervir ativamente e criar uma marca específica dedicada à formação da qualidade.

Num mundo em constante mudança, em que as organizações têm de ser cada vez mais competitivas, formar pessoas significa prepará-las para o futuro. A formação diferencia os profissionais e os negócios, e amplifica o compromisso das equipas, tendo sempre como referência o “triângulo do conhecimento”, nomeadamente as competências de “saber”, “ser” e “fazer”.

A estratégia do IPQ para a formação, sob a égide de um centro de competências para a Qualidade – uma Academia – irá ao encontro dos novos desafios, otimizando e ampliando a rede de formação, adaptando-os às novas tecnologias e integrando o desenvolvimento de novos materiais pedagógicos, com uma forte aposta nos recursos tecnológicos.

Esta iniciativa visa reforçar o papel do IPQ como entidade de relevância para formar cultura da qualidade, visa o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e concorre ainda para a concretização do Eixo Educação, Sensibilização e Formação da Agenda Estratégica para a Qualidade 2023.